Boa saúde é um reflexo do bom funcionamento do organismo. Diariamente nossos corpos estão expostos a estresses físicos, químicos e emocionais. Isso pode enfraquecer nosso sistema nervoso, colocar nosso corpo em estado de fadiga, além de reduzir nossa habilidade de funcionamento.
Se esse processo se torna progressivo, eventualmente, encontraremos um estado de baixa tolerância a tais estresses. Neste ponto, começamos a apresentar sintomas como a dor. A partir daí, geralmente, procuramos ajuda de um profissional e por que não a Quiropraxia?
Conversando com um Quiropraxista
Muitas pessoas têm a curiosidade de saber como o tratamento quiroprático geralmente é conduzido. Vou explicar abaixo!
Na primeira consulta é realizado o exame completo do paciente, a qual inclui exames ortopédicos, neurológicos e quiropráticos. Também é feito um estudo dos exames de imagem quando necessário (raio-x, ressonância magnética, tomografia). Através dos resultados, é elaborado um plano de tratamento para o paciente, que varia de caso para caso.
O tratamento divide-se em três partes:
I) Alívio da dor
II) Estabilização
III) Manutenção
Primeiramente, o tratamento visa reduzir o processo inflamatório, portanto denomina-se alívio da dor. Após a primeira fase do tratamento, partimos para a fase de estabilização. A partir desta, priorizamos a restauração da função normal e fortalecimento do organismo plenamente, a fim de aumentar a vitalidade e sua tolerância a estresses externos, diminuindo, deste modo, a possibilidade de relapsos.
É importante enfatizar que não é necessário ter dor para receber o tratamento. A Quiropraxia é muito utilizada para a prevenção de muitas enfermidades e também, para aumentar o rendimento do nosso organismo. Não há restrição de idade para o tratamento, ou seja, desde crianças até idosos podem recebê-lo.
O tratamento se dá de forma natural, não há prescrição de medicamentos ou cirurgia. A Quiropraxia possui mais de cem técnicas, que são específicas da profissão e são denominadas como “ajustamentos”. O quiropraxista opta por utilizar as técnicas que melhor se adaptam a cada caso.
Quem necessita de tratamento quiroprático?
- Aqueles que estão iniciando a vida;
- Pessoas com problemas de saúde;
- Pessoas que querem se prevenir de determinadas condições;
- Aqueles que querem melhorar seu rendimento físico;
- Todos os que zelam pelo bem-estar de suas famílias;
- Os que procuram otimizar seu bem-estar.
Sintomas, como a dor, são apenas avisos, como luzes vermelhas no painel do seu carro. Eles só aparecem DEPOIS que já existe um problema estabelecido. Pergunte a você mesmo: “Eu só levo meu carro à oficina quando as luzes vermelhas do painel aparecem?”. A maioria de nós reconhece que cuidar do carro com regularidade faz com que mantenhamos a sua performance e prolonguemos seu uso.
Então, você acha que suas escolhas hoje podem afetar a qualidade da sua vida futuramente?
Todas as partes do corpo trabalhando ao seu máximo potencial representa mais SAÚDE!
Muitas pessoas associam a Quiropraxia com o tratamento de dor nas costas, pescoço e outras desordens musculoesqueléticas. Estas condições realmente são responsáveis por grande parte das visitas ao quiropraxista. Entretanto, elas não formam a base para a existência da profissão.
Quiropraxia baseia-se no entendimento de que o sistema nervoso coordena e controla as funções corporais. Distorções na estrutura do corpo, em particular, complexas estruturas como a coluna e o crânio podem interferir no funcionamento normal do sistema nervoso e, através disso, podem levar ao enfraquecimento da saúde de forma geral.
Vivemos um período em que há grande conscientização sobre a necessidade de considerar prevenção e manutenção da saúde ao invés de simplesmente esperar que uma doença seja encontrada e tratada. A Quiropraxia é a grande precursora desta nova forma de pensar.
“Eu não tenho dor nas costas, ainda assim um quiropraxista pode me ajudar?”
A resposta é SIM. O bom alinhamento é sempre uma boa ideia.
Veja abaixo algumas queixas comuns tratadas pelos Quiropraxistas:
- Dores nas costas (coluna lombar, coluna torácica);
- Dores no pescoço (coluna cervical);
- Dor ciática;
- Dores de cabeça;
- Dores no joelho;
- Dores no ombro;
- Dores no tornozelo e pé;
- Dores no punho e mão;
- Dores que surgem durante a gravidez;
- Melhora da respiração
- Disfunções da Articulação Temporomandibular (articulação da mandíbula);
- Auxilia no tratamento da ansiedade
- Escoliose;
- Vertigens e tonturas
- Desequilíbrio
- Lesões por Esforços Repetitivos (LER/DORT);
- Lesões esportivas;
- Síndrome do túnel do carpo;
- Auxilia no desenvolvimento motor das crianças
E aí, sofre com alguma dessas condições acima? Que tal considerar a Quiropraxia como tratamento? Agende uma consulta para saber mais!