Melhora da respiração por meio do tratamento quiroprático
Frequentemente escuto dos pacientes após o tratamento quiroprático: “Sinto que minha respiração melhorou”.
Quer entender por que isso acontece?
A qualidade da mecânica da caixa torácica, através da expansão diafragmática é um ótimo indicador para mensurar a qualidade da sua respiração.
Uma boa expansão diafragmática não só permite mais oxigênio para todas as células, como também participa da estabilidade da sua coluna e pelve.
Pessoas com pouca expansão tendem a respirar mais vezes para ter a mesma quantidade de oxigênio do que uma pessoa com boa expansão pulmonar. Respiração curta tem uma correlação com o aumento da incidência de estados de ansiedade e com maior retenção de CO2, que leva a um pH mais ácido e consequentemente a outras alterações metabólicas.
Frequentemente, disfunções na mecânica respiratória não são isoladas. Elas estão relacionadas a outros problemas de saúde, incluindo:
Dor nas costas;
Dor de pescoço;
Má digestão;
Fadiga;
Dores de cabeça tensionais.
O poder de respirar melhor
A respiração adequada ajuda na manutenção de um sistema nervoso autônomo mais saudável, o que significa melhor regulação cardíaca, digestória etc. (a lista aqui poderia ser muito longa).
Muitas pessoas têm uma percepção ruim da qualidade da respiração, porque é algo que não temos controle voluntário, por isso a visão e avaliação de um profissional são muito importantes.
Estudos mostram que a postura inadequada pode diminuir a capacidade pulmonar em até 30%. Além disso, respirar de forma inadequada pode levar a outros problemas musculoesqueléticos que você pode nem perceber que são resultados de uma mecânica respiratória deficiente.
Tratamento
Quando são encontradas falhas nesse mecanismo, são feitas correções nas articulações e tecidos moles, que facilitam o funcionamento respiratório. Lembrando que a expansão da caixa torácica sempre é analisada e tratada de forma integrada às disfunções presentes no restante do corpo.
Existem áreas muito importantes para o funcionamento dessa região, como a pelve e a coluna vertebral, alvos fundamentais em muitas abordagens de tratamento quiroprático. Além disso, eu costumo instruir os pacientes a ganhar percepção do funcionamento do diafragma por meio de metodologias clínicas muito eficazes para esse propósito, como é o caso da DNS (Dynamic Neuromuscular Stabilization), que pode ser usada tanto em clínica quanto como prescrição para casa.
Benefícios de uma boa respiração
A respiração diafragmática ajuda a pessoa a envolver totalmente o diafragma durante a respiração. Isso pode fornecer uma série de benefícios à saúde, incluindo:
Fortalecimento do diafragma, melhorando a estabilidade nos músculos do core;
Diminuição da frequência respiratória;
Diminuição da frequência cardíaca e pressão arterial;
Redução da demanda de oxigênio;
Promoção do relaxamento.
Agora que você já conhece todas essas informações, agente uma consulta quiroprática e descubra os benefícios promovidos por uma boa respiração.