Milhões de pessoas no mundo sofrem com a Osteoartrite, Artrose ou Doença Articular Degenerativa, que afeta a cartilagem, tecido conectivo localizado nas extremidades dos ossos que se encontram em uma articulação.
Normalmente, a cartilagem ajuda os ossos deslizarem uns sobre os outros e, por isso, o que caracteriza a Artrose é o desgaste dessa cartilagem e das bordas ósseas, o que ocasiona dor, inchaço e redução do movimento articular.
Embora a maioria dos pacientes com artrose tenha 65 anos ou mais, pesquisas recentes mostram que a doença não é exclusiva do envelhecimento. História familiar de artrose, excesso de peso, falta de exercícios e lesões articulares prévias são sugeridas como fatores de risco para a Osteoartrite.
Como a Osteoartrite é diagnosticada?
A OA é diagnosticada por meio de uma combinação de história clínica, exame do paciente e raios-x.
- Os sinais que sinalizam a existência da doença costumam ser:
- Dor constante ou intermitente em alguma região articular;
- Rigidez articular após sentar, dormir ou ficar sem se mover por um período de tempo;
- Inchaço ou sensibilidade nas articulações
Olhar da Quiropraxia
O quiropraxista, pela natureza de seu trabalho, pode detectar as primeiras alterações degenerativas nas articulações e buscar entender o impacto das mudanças degenerativas na coluna, bem como nos quadris, joelhos e outras articulações que suportam peso, de forma individual para cada paciente.
A Quiropraxia tem como base de conhecimento as ciências como diagnóstico neuromusculoesquelético e biomecânico. Dessa forma, o profissional com treinamento apropriado está apto a tratar e ajudar com os sintomas associados aos desgastes articulares, aliviando a dor e melhorando a função articular por meio de ajustes específicos na coluna vertebral ou outras articulações envolvidas, bem como terapias para os tecidos musculares.
O tratamento também inclui a educação sobre o problema, pois muitas vezes o paciente desenvolve algum receio e autolimitação na prática de exercícios ou movimentos, que somente contribuem para que os sintomas durem por mais tempo. O quiropraxista pode ajudar o paciente na escolha do exercício a ser praticado, encaminhando a outro profissional que fará um acompanhamento mais adequado nessa área, se necessário.
O que você precisa saber
Conforme envelhecemos, os discos intervertebrais em nossa coluna podem perder um pouco a flexibilidade e a capacidade de amortecimento, resultando em degeneração da coluna. Esta é uma das principais causas das dores nas costas, conforme o que presenciamos em nosso dia a dia clínico.
Cada vez mais estudos em jornais científicos convencionais estão demonstrando os benefícios dos tratamentos utilizados na quiropraxia para dores nas costas e articulações. Uma revisão de 2017, publicada no Journal of the American Medical Association revela a eficácia da manipulação da coluna para reduzir a dor na região lombar.
Pacientes com Osteoartrite podem se exercitar?
Exercita-se é uma das melhores formas de tratamento e prevenção da Osteoartrose, pois fortalece a musculatura ao redor das articulações, bem como melhora a mobilidade e função articular. Além disso, o exercício ajuda a controlar o peso, melhora o humor e a forma como o paciente encara o problema, fatores importantes que influenciam a gravidade dos sintomas.
E você, sofre com a Osteoartrite? Agende uma avaliação e vamos conversar sobre seu problema!