Artrite Reumatóide e Artrose/Osteoartrite são condições comumente confundidas por pacientes e acabam gerando dúvidas. Nesse texto estão as principais diferenças entre elas e quais os passos a seguir quando pensa-se em tratamento.
Artrite é um termo genérico usado para descrever a inflamação das articulações. No entanto, existem diferentes tipos de artrite, incluindo artrite reumatóide (AR) e osteoartrite (OA).
Embora RA e OA afetem suas articulações, eles são formas muito diferentes da mesma condição mais ampla. RA é uma doença auto-imune, enquanto OA é principalmente uma doença articular degenerativa.
Doença autoimune vs. transtorno degenerativo
RA é uma doença auto-imune, o que significa que seu corpo ataca a si mesmo. Se você tem AR, seu corpo interpreta o revestimento macio ao redor das articulações como uma ameaça, semelhante a um vírus ou bactéria, e o ataca.
Este ataque faz com que o fluido se acumule dentro de sua articulação. Além do inchaço, esse acúmulo de fluido também causa:
– dor;
– rigidez;
– inflamação em torno de suas articulações.
OA, a forma mais comum de artrite, é um distúrbio articular degenerativo. Pessoas com OA experimentam um colapso da cartilagem que protege suas articulações. O desgaste da cartilagem reduz o espaço articular causando rigidez e redução da mobilidade. Em casos severos pode haver a presença de dor, mas na maioria dos casos é possível conviver muito bem com a osteoartrite.
OA não envolve um processo autoimune como o RA, mas pode levar a inflamação leve dependendo do avanço do desgaste articular e também do tipo de articulação envolvida. Casos de osteoartrite severos que apresentam dor são comuns nos joelhos.
Uma analogia nos casos mais amenos de osteoartrite seria comparar tais desgastes articulares com o cabelo branco. Basicamente, a osteoartrite denota envelhecimento das articulações, processo normal do avanço da idade. A grande maioria dos pacientes que apresentam artrose (AO) na coluna vertebral não convivem diariamente com dor necessariamente quando costumam manter bons hábitos como exercício regular e exposição a tratamentos que focam no bem estar músculo articular, como as modalidades de tratamento disponíveis em quiropraxia.
Fatores de risco
Ambos os tipos de artrite são mais comuns em mulheres do que em homens. AR e OA são mais prevalentes em adultos mais velhos, mas a AR pode se desenvolver em qualquer idade.
RA pode funcionar em famílias. Você tem uma chance maior de desenvolver a doença se um pai, filho ou irmão a apresentar.
É mais provável que você desenvolva OA se:
– apresentar sobrepeso
– tem algum outro tipo de deformidades em alguma articulação
– presença de diabetes
– presença de gota
– histórico de lesões traumáticas nas articulações
Semelhanças e diferenças de sintomas
Muitos dos sintomas básicos de AR e OA são os mesmos, incluindo:
– articulações doloridas e rígidas;
– amplitude limitada de movimento;
– calor ou sensibilidade na área afetada;
– aumento da intensidade dos sintomas logo pela manhã.
Características de RA
Cada tipo de artrite também tem seu próprio conjunto único de sintomas. A AR é uma doença sistêmica, o que significa que pode afetar todo o seu corpo – pulmões, coração, olhos – e não apenas as articulações. Os primeiros sinais de AR podem incluir:
– febre baixa, especialmente em crianças;
– dores musculares;
– cansaço excessivo;
Pessoas em estágios avançados de AR podem notar caroços duros sob a pele perto das articulações. Os caroços, chamados de nódulos reumatóides, podem ser sensíveis.
Características do OA
É improvável que as pessoas com OA apresentem sintomas gerais. A natureza degenerativa da OA é limitada apenas às articulações.
Você pode desenvolver caroços sob a pele ao redor das articulações, mas esses caroços são diferentes dos nódulos reumatóides. Pessoas com OA tendem a desenvolver esporões ósseos ou crescimento ósseo excessivo nas bordas das articulações afetadas.
Articulações mais frequentemente afetadas
Articulações afetadas na AR
AR geralmente começa nas articulações menores. É provável que você sinta dor, rigidez e inchaço nas articulações dos dedos. Conforme a AR progride, os sintomas podem se desenvolver em articulações maiores, como joelhos, ombros e tornozelos.
AR é uma doença simétrica. Isso significa que você sentirá sintomas em ambos os lados do corpo ao mesmo tempo.
Articulações afetadas em OA
OA é menos simétrico. Você pode sentir dor nos joelhos esquerdo e direito, por exemplo, mas um lado ou uma articulação é pior.
OA, como RA, é comum na mão e nos dedos. OA geralmente afeta a coluna e os quadris, além dos joelhos.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!