Um acidente de trânsito costuma ser muito traumático para as pessoas envolvidas, tanto psicologicamente quanto fisicamente. Até mesmo os mais leves podem causar lesões sérias no nosso corpo, muitas vezes que não aparentam ser tão graves, mas que podem trazer consequências a longo prazo.
Hoje em dia os veículos são equipados com airbags e tudo que possa nos dar segurança em um acidente de trânsito, mas o verdadeiro perigo está no impacto da batida, já que não pode ser evitada. Nesse momento, a pressão sobre a coluna vertebral é grande, fazendo com que ela sofra um movimento brusco e crie lesões na região do pescoço e em outras partes.
No momento do acidente, muitas vezes o excesso de estresse e adrenalina nos impede de sentir dor ou qualquer outra reação, então é comum as pessoas pensarem que saíram ilesas do ocorrido. Com o tempo, algumas reações podem provar o contrário, então entenda como a quiropraxia pode ajudar nesses casos.
Identificando sintomas
Antes de entrarmos nos benefícios da quiropraxia, é importante entendermos o que é a síndrome do chicote (também conhecida como whiplash), uma lesão pós-acidentes muito comum. No momento da batida, o impacto faz com que o pescoço faça um movimento súbito para a frente e depois para trás. Como é algo repentino, o sistema nervoso não tem tempo de processar os reflexos musculares que costumam entrar em ação para prevenir lesões, então a coluna fica vulnerável.
A síndrome do chicote pode desencadear diversas consequências na coluna, como deslocar as vértebras de sua posição original, romper ou criar hérnias nos discos invertebrais, irritar os nervos e causar distensões ou rupturas nos músculos e ligamentos. A princípio, o paciente costuma sentir apenas dores de intensidades variadas e rigidez na região do pescoço, mas com o tempo outros sintomas podem aparecer como visão embaçada, dores de cabeça e tontura.
Esses sintomas podem levar semanas para se manifestar, mas nem sempre é fácil de identificá-los. A força do impacto costuma ser distribuída por todo o corpo, então não é incomum apresentar lesões em partes diferentes.
Quiropraxia no tratamento de lesões
Como o foco dessas lesões fica na coluna vertebral, a quiropraxia é um tratamento altamente eficaz, pois ela trabalha com toda essa estrutura. Um profissional qualificado é capaz de colocar vértebras que saíram do lugar em seu respectivo espaço, dessa forma eliminando boa parte das dores do paciente. Além disso, também é possível aliviar os traumas causados aos músculos, nervos e tendões, que também são duramente afetados.
O tratamento da quiropraxia é individualizado e cada paciente requer uma abordagem diferente de acordo com suas principais necessidades, mas no geral a forma como a terapia lida com lesões é sempre semelhante. Independente da natureza do trauma, a coluna vertebral permite que o quiropraxista trabalhe com cada parte afetada individualmente, o que potencializa os resultados.
Se você já sofreu um acidente de trânsito, não deixe de consultar um quiropraxista registrado na ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia)!
Referências
Referências
https://spine-chiropractic.com/blog/5-benefits-of-chiropractic-treatment-after-a-car-accident/