A hérnia de disco é uma das condições mais comuns que acometem a coluna vertebral, onde 40% da população sofre com esse problema, segundo as estatísticas. A seguir entenderemos melhor o seu mecanismo e como a quiropraxia pode auxiliar.
O disco intervertebral está localizado entre as vértebras da coluna, como o nome já sugere, desde a cervical até a lombar. Ele é composto por um núcleo pulposo e um anel fibroso ao seu redor, garantindo que o núcleo se mantenha em seu lugar e desempenhe a função de absorver cargas e distribuí-las de forma adequada para o corpo, evitando sobrecargas que podem ser prejudiciais, principalmente a longo prazo.
Descrição gerada automaticamente
A herniação desse disco pode ocorrer por diversos fatores, desde um trauma que faz com que esse núcleo se desloque ou apenas o envelhecimento, que pode causar uma desidratação do disco, perdendo assim sua funcionalidade de absorver e distribuir impactos.
A hérnia de disco pode ser classificada de acordo com o grau de extensão da lesão, sendo eles: abaulamento, protusão, extrusão e sequestro, além da sua localização, que pode ser central, póstero-lateral ou foraminal.
A sintomatologia mais comum em quadros de hérnia discal é uma dor bem localizada, de caráter agudo, podendo ou não associar à algum evento específico que pode ter desencadeado a dor, como levantar um peso com a postura errada, por exemplo; também pode haver episódios de travamento, em que a pessoa se encontra com uma postura antálgica, na qual o paciente procura evitar a dor. Em alguns casos pode haver uma dor irradiada, ou seja, uma dor que segue o trajeto de um nervo que pode estar sendo pressionado pela hérnia em passagem pelo forame intervertebral.
Benefícios da quiropraxia no tratamento da hérnia de disco
A partir do tratamento com a quiropraxia, é possível retirar as interferências existentes no corpo e alcançar uma melhor resposta fisiológica e neurológica perante a uma condição, além de devolver a mobilidade local. A musculatura exerce um papel fundamental em casos de crises de dor decorrentes de uma hérnia, alterando a ativação dos músculos e seu tônus, sendo este um fator que é beneficiado com os ajustes quiropráticos, regulando a resposta muscular e consequentemente melhorando o quadro álgico.
Existem também diversas técnicas que podem ser utilizadas durante o tratamento para que o quadro do paciente melhore mais rapidamente, desde que o profissional julgue necessário a partir de uma avaliação específica do caso.
Entre em contato conosco para agendar uma consulta e saber mais sobre o assunto.