A região do quadril é uma das principais áreas responsáveis pela destruição de peso do corpo humano, iniciando na região pélvica e dividindo-se entre os dois lados do corpo através do quadril.
A articulação é chamada de coxofemoral e é composta pelo acetábulo, cavidade óssea localizada na pelve, e pelo fêmur, o maior osso do corpo humano, onde sua cabeça encaixa perfeitamente no acetábulo, permitindo assim se movimentar em todas as direções e também uma boa estabilidade.
Além das estruturas ósseas, há também uma complexa rede de ligamentos e músculos ao redor, que também auxiliam no fornecimento de estabilidade para a região. Os principais músculos envolvidos na região são os glúteos, o quadrado femoral, os abdutores e adutores do quadril.
Dores no quadril
A característica mais comum em quadros de dor no quadril é uma dor bem localizada na região inguinal (virilha) ou na parte mais lateral da articulação, próximo ao trocânter do fêmur.
A restrição da amplitude de movimento pode também estar presente, seja por conta do quadro álgico ou por edema/degeneração, bem como a piora dos sintomas após a prática de exercícios físicos.
As principais causas de dor no quadril são:
- Osteoartrose do quadril: patologia de caráter degenerativo, onde há perda da cartilagem que envolve a articulação. Pode apresentar dor localizada que piora após a realização de movimentos e sensação de arenosa, bem como redução da amplitude de movimento. A incidência é prevalentemente em adultos na faixa dos 45 anos, mas pode ocorrer de forma secundária em indivíduos que fazem uso intenso da articulação, como atletas.
- Bursite trocantérica: ocorre quando há inflamação da bursa (pequena bolsa de tecido conjuntivo com líquido sinovial que possui a função de reduzir atritos entre o osso, tendão e músculo) localizada ao redor da articulação. A origem da inflamação pode ser devido a doenças prévias, fraqueza muscular ou uso excessivo da região.
- Síndrome do impacto femoroacetabular: ocorre quando há um contato anormal que causa degeneração precoce das estruturas, alterando o encaixe entre o fêmur e o acetábulo. Os sintomas são dor na região da virilha, muitas vezes descrita como uma dor “interna”.
A quiropraxia no tratamento de dores no quadril
O tratamento quiroprático torna-se muito benéfico em quadros de dores na região do quadril, pois permite uma melhor distribuição de carga entre as articulações, principalmente através da correção do alinhamento pélvico, bem como na melhora da mobilidade do quadril após os ajustes necessários. Além disso, o tratamento permite que haja uma melhor ativação muscular, devido a uma reposta mais eficaz do sistema neuromotor, visto que o corpo começará a trabalhar sem interferências.
Para mais informações, consulte um profissional.